ENFRADES

O ENFRADES - ENCONTRO FRANCISCANO DE EX-SEMINARISTAS - é uma entidade informal que congrega os ex-seminaristas que estudaram no Seminário Seráfico Santo Antônio / Comunidade de Jovens Franciscanos – C.J.F, em Santos Dumont; Seminário Santa Maria dos Anjos, em Betim; Colégio Santo Antônio e Postulantado da Cruz de São Damião, em São João del Rei; Noviciado São Benedito, em Montes Claros e demais casas pertencentes à Província da Santa Cruz, dos franciscanos da Ordem dos Frades Menores – OFM, seguidores das doutrinas e dos exemplos de vida de São Francisco de Assis, e que abrange o Estado de Minas Gerais e o sul da Bahia. Tal entidade pode ser considerada como uma “reedição” de um antigo movimento fundado pelos ex-seminaristas franciscanos de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, da década de 1940, e que se chamava “Centro Franciscano Frei Miguel”.

O ENFRADES surgiu em 1977 quando o ex-seminarista Altair Costa (Tachinha), ao mudar-se para Belo Horizonte, tentou entrar em contato com os amigos com os quais havia estudado no seminário e do entusiasmo desses contatos surgiu a idéia de formarem um grupo congregando todos os que estudaram nos seminários franciscanos ligados à Província de Santa Cruz (Minas Gerais e sul da Bahia).

A partir desses contatos iniciais surgiu a primeira reunião e na qual foi lançada a idéia de se realizar encontros anuais no Seminário Seráfico Santo Antônio / C.J.F., em Santos Dumont, onde a maioria estudou. Os encontros são realizados, desde 1978, no primeiro final de semana do mês de julho (sexta-feira, sábado e domingo) e a média de participantes é de 80 a 100 ex-seminaristas.

Além dos encontros anuais, os participantes do ENFRADES têm a reunião de todas as quintas-feiras, realizada há mais de 35 anos, a partir das 19h00, e atualmente o encontro etílico é na Av. Bias Fortes, 776, perto da Praça Raul Soares, em Belo Horizonte, onde, entre uma cervejinha e o bate-papo, aproveitam para cantar as músicas dos tempos de estudos: canto gregoriano, Gaudeamus igitur, Io vivat, serestas e outras. A foto abaixo com os partipantes da cervejinha foi publicada numa reportagem feita pelo jornal "O Dia", do Rio de Janeiro. Você pode ler esta reportagem no Blog do Tachinha

Turma

Uma outra atividade que reunia parte do grupo era a de cantar em gregoriano, no último domingo de cada mês, na missa das 9h30, na Igreja de São Francisco das Chagas, no bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte. No final do ano de 2002, por dificuldades de se conseguir um número razoável de cantores, o canto foi suspenso, temporariamente, até segunda ordem.

O grupo tem uma cadernetinha, chamada ‘A SAUDADE QUE FICOU’, com 256 páginas onde estão relacionados os mais de 1.000 ex-seminaristas e freis que estudaram nas casas franciscanas da Província de Santa Cruz. Dela constam o nome, o apelido, a época de estudo no seminário, a data de aniversário, o e-mail, a atividade de cada um e os endereços residencial e comercial. Na parte final da cadernetinha existem folhas com os nomes dos freis; as localidades onde residem cada ex-seminarista, facilitando, assim, os contatos para quem viaja; os ex-colegas falecidos; as atividades profissionais de cada um – “páginas amarelas” - e os apelidos, - pois na época dos estudos uma grande parte dos seminaristas era conhecida apenas pelo apelido.

  • FOTOS: neste endereço do Flickr, que faz parte do Yahoo, você encontrará mais de 100 álbuns com fotos do Seminário, dos encontros do ENFRADES e de outros grupos de ex-seminaristas, do passeio de parte do Coral Gregoriano de Belo Horizonte à Europa, de catedrais e igrejas do mundo inteiro e outras.
  • BLOG: O Tachinha criou um blog (espécie de diário que está sendo muito utilizado na Internet) para poder dar notícias mais atualizadas do ENFRADES ou do Coral Gregoriano de Belo Horizonte. Os blogs são fáceis de fazer e podem ser atualizados a qualquer hora e, o que é melhor, são gratuitos. O endereço é: http://enfrades.blogspot.com.
  • Conheça, também, o antigo Blog com notícias de 2002 até junho de 2005: http://seminarista.blogspot.com. Na primeira página só aparecem as últimas notícias enviadas para o Blog e as mais antigas podem ser acessadas pelas datas que aparecem ao lado.

    Se você quiser enviar alguma notícia para colocar no nosso blog é só mandá-la para o Tachinha.

    Caso você queira fazer um blog, basta acessar este endereço: Blogger (em inglês).

    A Alvorada

    Porta-voz dos Seminaristas Franciscanos de Santos Dumont - é o nome da revista editada pelos seminaristas.





    Lucernário

    O nome "Lucernário" faz alusão evidente às luzes que se acendiam ao findar o dia. Este rito tem a luz como centro. Os fiéis se reuniam nas igrejas para juntos fazerem a oração da noite do povo de Deus, agradecer os benefícios recebidos durante o dia e suplicar a proteção de Deus durante a noite que se iniciava.

    Cantos

    Alguns de nossos cantos em latim: Gaudemus igitur e Io vivat







    Encontros

    Noticias sobre nossos encontros anuais do Enfrades.

    São Francisco de Assis

    São Francisco de Assis.

    Seminário

    Um pouco da história do Seminário Seráfico Santo Antônio.

    De Jacarebis

    Escrito em "latim macarrônico" por Lídio Lucas Pereira, dedicado aos noviços.

    Outros Encontros

    Relação de alguns encontros nacionais de ex-seminaristas de diversas congregações e/ou seminários .