Enfrades 2007

ENCONTRO DE 2007: Com a alegria de sempre foi realizado o 30º ENFRADES lá no Seminário Seráfico Santo Antônio / Comunidade de Jovens Franciscanos – CJF, nos dias 6, 7 e 8 de julho. O nosso encontro, que começa na sexta-feira, este ano teve uma turma de uns 20 “apressadinhos” que chegou na quinta-feira, dia 5.

No sábado pela manhã tivemos duas palestras. A primeira foi do Frei Fabiano que falou sobre o tema: "Franciscanismo e Discriminação: Uma Péssima Combinação" sobre o tratamento diferenciado dentro da Ordem Franciscana dado aos irmãos leigos. O texto no qual se baseou a sua palestra pode ser lido na página do seu Blog

Após um intervalo para o cafezinho houve a palestra do Otávio Soares Dulci, filho do casal Cesário Dulci e Anita, grandes colaboradores do Seminário. O Otávio fez um histórico sobre os programas sociais do Governo Federal e as transformações sócio-econômicas que os mesmos vêm promovendo para a população, principalmente a de baixa renda.

Após o almoço, com a tarde livre, uns participantes foram fazer compras dos famosos queijos de Santos Dumont, alguns foram recuperar as energias numa boa soneca e os que ainda estão em forma foram jogar uma animada pelada.

À noite, após o delicioso jantar, houve a esperada e animada sessão no salão com a realização do bingo e o sorteio dos brindes doados por alguns participantes. O bingo foi comandado pelo Adeir, Garcia, Julinho, Ricardo Cruz (Grilo) e pelo Tachinha. Os brindes oferecidos foram: DVD (Jaburu, ganho pelo Alfeu); discman, doado pelo Lélio Lanes (Leilão) e ganho pelo Antônio Vale (Cogumelo); relógio, doado pelo Alex Fantini e ganho pelo Frei Basílio; 2 rádios portáteis, doados pelo Tachinha e ganhos pelo Ricardo Cruz (Grilo) e Aloísio Tirado (Jaó); óculos, doado pelo Amaury e ganho pelo Adeir; ferro elétrico, doado pelo José Luiz (Zé Véia) e ganho pelo Sérgio Benedito (Bené). Após o animado bingo e a atuação dos costumeiros “malas” que, com suas intervenções meio doidas, ajudam a dar um toque a mais na alegria, houve o sorteio dos brindes doados por alguns participantes.

Antigamente os brindes eram distribuídos “ao ar livre”, ou seja, eram espalhados no palco e eram “escolhidos” de acordo com a cara do freguês. Para terminar com esta “corrupção” e por idéia do Tachinha a comissão compra sacos plásticos pretos onde são colocados os brindes e, neste caso, vale a sorte do premiado. Cada participante recebeu, como lembrança um CD gravado pelo Tachinha com uma salada musical com mais de 100 músicas em MP3 e que, segundo a opinião de alguns que ouviram o disco, agradou à grande maioria.

Ao término do bingo e da distribuição dos brindes foi iniciada a fogueira do Abelardo que, este ano foi "comandada" pelo Gilberto Zanolli, com canjica, pipoca, caldo de feijão e outras guloseimas, além do show Siri-totécnico com uma bela queima de fogos, comandada pelo Siri. O Abelardo não pôde comparecer este ano porque a sua filha estava casando em Brasília na hora da fogueira. Além da fogueira os artistas da música, como sempre davam o seu show no salão e a turma dos jogos: buraco, truco, xadrez e pingue-pongue participavam da alegria do ambiente.

No domingo, após o café da manhã, foi feita a confissão comunitária seguida da missa presidida pelo Frei Daniel Navarro e concelebrada pelo Frei Raul. O Coral Seráfico foi comandado pelo José Lembi. Após a nossa sempre bela e tocante missa, os participantes se reuniram em frente à torre para a foto geral da turma.

Domingo pela manhã foi, também, a hora de fazer os acertos na secretaria e a compra de alguns artigos da Irmandade da Terra Santa (imãs, terços, crucifixos, taus – cruz de São Francisco e outros), bem como o sempre problemático acerto do consumo do bar. O bar, para você que infelizmente nunca nos deu a alegria de sua presença, funciona “aberto” durante todo o tempo do encontro e quem consome alguma bebida (cerveja e refrigerante) deve anotar o seu consumo num caderno, MAS...... há alguns “esquecidos” ou apressadinhos para continuar o bate-papo, que não anotam o consumo e na hora de fechar as contas é sempre aquele problema e a turma “quase” não bebe.


Foto geral - Enfrades 2007

VÍDEOS - O Tachinha colocou na Internet 6 pequenos vídeos filmados pelo João Bosco no encontro de 2007: 2 com a turma cantando Io vivat para o Frei Daniel, dois com a instalação do estandarte para a Fogueira do Abelardo, um com a música da oração da noite: "lenta e calma" e um com o Kiko Lara cantando. Os vídeos podem ser vistos nesta página do YouTube e, se não conseguir vá na página inicial do YouTube e pesquise sobre ENFRADES. O Tachinha tem algumas fitas de vídeo e assim que conseguir gravá-las em CD e após aprender a mexer um pouco com vídeos vai colocar alguns pedaços de filmes de nossos encontros da década de 80 e 90 (umas 6 ou 7 fitas).

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todos que ajudaram no nosso sempre gostoso, alegre e esperado encontro anual. Ao Antônio Márcio (Bangalão), seus ajudantes, cozinheiras, Sérgio Benedito (Bené) e todos que ajudaram nos serviços da cozinha e da limpeza. Ao Celso Amaral (Madalena) que, como sempre, está disponível para ajudar em ajeitar acomodação para todos, além de estar ligado na reposição das cervejas do bar, limpeza geral do salão e de cuidar na manutenção da infra-estrutura do encontro. Ao Dirceu Capanema (Piranha) pelo arroz Ciagro; ao Alfeu pelo frango; ao Vicente (Pinga) pelo feijão; ao Francisco Eymard (Guerrilha) pelo sorvete; ao Geraldo Inácio (Caieira) pelas laranjas; ao Rosário Américo e à Itambé pelo Iogurte Itambé; à Dona Marta, mãe do Tachinha, pelos biscoitos; ao Tobias pelo macarrão; ao Jorge Laudelino pela carne de carneiro e a música; ao Ricardo Cruz (Grilo) pelo órgão e a aparelhagem de som; ao Nicolau (Holandês), Tobias e Marcelo pela alegria do show musical que sempre alegra, ainda mais, o nosso encontro; a você que levou o seu brinde; aos seminaristas que com grande boa vontade ajudaram durante todo o encontro e compartilharam da nossa alegria; ao Frei Fabiano e ao Felisberto pelas palestras; ao Siri pelo foguetório; ao Abelardo pela fogueira; ao Julinho pelo torresmo; a você que foi esquecido de ser agradecido; aos “cobradores de impostos”: Garcia e Adeir; a cada um pela alegre e participativa presença; e finalmente aos freis pela acolhida.

ÁLBUNS DO TACHINHA: O Tachinha montou mais de 60 álbuns neste novo endereço de fotos do Flickr: Álbuns do Tachinha. Veja as fotos de vários encontros, álbuns dos Freis Daniel e Patrício, fotos de várias épocas do Seminário, dos menudos, do Postulantado, de Betim etc. Se você tiver fotos (principalmente as de máquinas digitais), por favor, mande para o Tachinha por e-mail. Se tiver um escaner basta escanear a foto e enviar pela Internet. Se você tiver alguma informação sobre alguma foto: onde foi, quando foi e quem está nela, por favor, mande as informações para o Tachinha colocar nos álbuns.

As fotos que você quiser podem ser copiadas para o seu computador e tem um ótimo programa gratuito do Google no qual você pode fazer um monte de coisas com fotos. O programa chama-se Picasa e você pode baixá-lo no Picasa. As fotos de 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007, em sua grande maioria foram encaminhadas pelo Eustáquio Tadeu de Melo (Siri), Júlio Cézar Ferreira e Fernando Barros Rosa (Periquito), José Roberto Manuel (Pileco) e Márcio Thibau (Pileco).

O engraçado nos últimos ENFRADES é o Klaas Schoenmaker – Nicolau (Holandês) que sempre vai aos encontros com sua máquina fotográfica e sai tirando fotos a torto e a direito e no ano seguinte aparece com a sua tradicional alegria e animação e sempre leva uma cópia para alguém que esteja na fotografia. Salve Holandês! As de 2006 que já estão num álbum foram entregues por ele ao Tachinha durante a excursão que o mesmo fez por ocasião do Festival de Flores de Holambra.

Em 2007 tivemos a alegria da presença de uns 80 ex-seminaristas e a realização da Copa do Mundo pode ter afugentado alguns. Alguns aparecem lá somente de passagem para rever e dar um abraço nos velhos amigos, uns poucos moram lá em Santos Dumont mesmo e não dormem no Seminário, a não ser o Ambrósio (Retratista – da velha guarda). Dentre os que há um bom tempo não nos davam a alegria da presença e que apareceram no 29ª Enfrades estão o quarteto de irmãos: Alfredo, Alfeu, Afrânio e Antônio Mendes, de Pará de Minas.

Apareceram pela primeira vez o Carlos Alberto Gohn (Gohn - 64/66), Elias Dionísio da Costa (88/94), João Batista da Silva (Jumentinho - 83/84), José Ascenção Bandeira (Bandeira - 59/61), José Gilberto de Freitas Oliveira (Polvilho - 1958), José Juventino Faria (Jumentinho - ), Nilson Ribeiro de Almeida (88/91), Ocimar Messias Lima Dias (Topo Gigio - 84/88), Rogério Ribas da Cruz (1987). No ano passado apareceram pela primeira vez dois Pilecos (José Roberto Manuel e Márcio Vasques Thibau) e neste ano apareceram dois Jumentinhos (João Batista da Silva e José Juventino Faria.

Veja a relação dos participantes do Enfrades 2007 e da qual, no próximo ano, terá que constar o seu nome: Abílio Abel, Adeir Gonçalves, Alberto Magno (Betinho), Aloísio Tirado (Jaó), Altair Costa (Tachinha), Amaury de Almeida, Ambrósio Ferreira de Almeida (Retratista), Américo Bastos (Bodinho), Antônio das Graças Melo (Bolacha), Antônio Januário (Januário), Antônio Márcio (Bangalão), Antônio Lacerda (Gabiroba), Antônio Vale (Cogumelo), Arnoldo Cabral (Baiano), Bernardo Maurício, Carlos Gohn (Gohn), Carlos Augusto (Coelhinho), Carlos César (Palito), Carlos Magno, Celso Amaral (Madalena), Celso Neiva (Morcego), Cláudio Teodoro, Cosme Ferreira, Dante da Cunha (Elefante), David Venuto (Tampinha), Dirceu Cheib (Bicudo), Elias Dionísio (Vale Ouro), Elmir, Eustáquio Tadeu (Siri), Eustáquio Vasconcelos (Perereca), Felício Ribeiro (Rato), Fernando Macedo (Fantasminha), Fernando Nordel (Bolacha), Flávio dos Santos (Irmão), Francisco Lara (Kiko Lara), Francisco Eymard (Guerrilha), Francisco Motta (Chiquinho Motta), Frei Basílio, Frei Daniel, Frei Fabiano, Frei Márcio Cabral, Frei Patrício, Frei Raul, Frei Erotides (Tide), Geraldo Majela (Chico Tripa), Gilberto Garcia (Garcia), Gilberto Zanoli (Rato), Humberto Schoenenkorb (Chene), Jesus Lima (Trombada), João Batista da Silva (Jumentinho), João Bosco Miranda, João Campos, João Lembi (Tucano), Jorge Nacif, José Alves de Paula, José Ascenção Bandeira (Bandeira), José Derval, José Galdino, José Geraldo (Coruja), José Gilberto de Freitas Oliveira (Polvilho), José Jacó (Marreteiro), José Juventino Faria (Jumentinho), José Lembi (Pelado), José Luiz (Zé Véia), José Roberto Manuel (Pileco), José Vicente (Feijão), José Vilaça (Rato), Júlio Cézar (Julinho), Juvenilson Pereira, Luiz Ávila (Papa), Luiz Guilherme, Manoel Faria, Manuel de Castro (Português), Marcos Cruz, Marcos Lúcio (Fazendeiro), Maurílio Cheib, Narciso Barbosa (Foguete), Natalino Carvalho (Nata)Nicolaas Schoenmaker (Holandês), Nilson Ribeiro, Ocimar Messias (Topo Gigio), Olney Paixão (Garrolê), Orlando Álvares (Frango d`Água), Paulo Evangelista (Meio Quilo), Paulo Roberto Pereira (Batata), Paulo Sérgio, Renê Ferraz, Rafael Fernandes (Rato), Ricardo Cruz (Grilo), Rogério Ribas, Ronald Claver, Rosário Resende, Sérgio Benedito (Bené), Tobias Isaac Neto, Valjean Lopes da Silva (Canela), Verivaldo Lopes Vicente Eliziário e Wilson Gonçalves de Freitas (Pardal).