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HISTÓRIA DO CANTO GREGORIANO

 

O canto gregoriano é a mais antiga manifestação musical do Ocidente e tem suas raízes nos cantos das antigas sinagogas, desde os tempos de Jesus Cristo. Os primeiros cristãos e discípulos de Cristo foram judeus convertidos que, perseverantes na oração, continuaram a cantar os salmos e cânticos do Antigo Testamento como estavam acostumados, embora com outro sentido. à medida que os não judeus gregos e romanos foram também se tornando cristãos, elementos da música e da cultura greco-franco-romana foram sendo acrescentados às canções judaicas.

 

O período de formação do canto gregoriano vai dos séculos I ao VI, atingindo o seu auge nos séculos VII e VIII, quando foram feitas as mais lindas composições e, finalmente, nos séculos IX, X e XI, princípio da Idade Média; começa, então, sua decadência. Seu nome é uma homenagem ao papa Gregório Magno (540-604) que fez uma coletânea de peças, publicando-as em dois livros: o Antifonário, conjunto de melodias referentes às Horas Canônicas, e o Gradual Romano, contendo os cantos da Santa Missa. Ele também iniciou a "Schola Cantorum" que deu grande desenvolvimento ao canto gregoriano.

 

A partir da iniciativa de dom Mocquereau, no final do século XIX, o Mosteiro de São Pedro de Solesmes, na França, passou a ser o grande centro de estudos e prática do canto gregoriano. Seus monges, na época, deram início a um trabalho de paleografia (estudo dos manuscritos antigos) de canto gregoriano e de recuperação dos sinais escritos nos séculos VIII e IX.

 

Depois, surge a semiologia gregoriana, que é a interpretação dos sinais, com uma volta à fonte, estabelecendo uma interpretação mais autêntica do canto gregoriano; entre outros sobressai nesse trabalho dom Eugène Cardine, OSB.

 

No começo do século XX, o papa Pio X pede aos monges beneditinos para fazerem uma edição moderna à luz dos manuscritos, surgindo então a Edição Vaticana e em 1985 foi lançada uma outra edição chamada "Graduale Triplex" (Gradual Tríplice) com as três notações do canto gregoriano: a Vaticana, a de Laon (França) e a de Saint Gaal (Suíça).

 

Após a realização do Concílio Vaticano II (1965), o latim deixou de ser a língua oficial na liturgia da Igreja, e as celebrações litúrgicas passaram a ser realizadas na língua vernácula de cada país e a prática do canto gregoriano ficou restrita aos mosteiros e a grupos de admiradores e aficionados da beleza desta "palavra-cantada".

 

As principais características do canto gregoriano, também conhecido como canto chão, são: as melodias são cantadas em uníssono (monódico), sem predominância de vozes, ou seja, rigorosamente homofônico; de ritmo livre, sem compasso, baseado apenas na acentuação e no fraseado; cantado "a capella", isto é, sem acompanhamento de instrumentos musicais e suas letras são em latim, tiradas, em sua grande maioria, dos textos bíblicos, sobretudo os salmos.

 

Em 1994 houve um "renascimento" do canto gregoriano quando foi lançado pela EMI, em CD, um disco que havia sido gravado há mais de 20 anos pelos monges do Mosteiro de Santo Domingo de Silos, norte da Espanha – o disco alcançou o primeiro lugar em vendas em vários países, atingindo a marca de 5 milhões de cópias vendidas.

 

O conjunto alemão Enigma que gravou o disco MCMXC A.D. com músicas de rock (Sadness e outras) em estilo gregoriano e fez bastante sucesso em todo o mundo, além de outros grupos que lançaram os CDs: The Ultimate Compilation – Real Sadness & Other Gregorian Mysteries; Gregorian Dance e o Chantmania, gravado pelo The Benzedrine Monks of Santo Domonica.

 

Recentemente surgiram outros dois ótimos grupos que também lançaram músicas de rock em estilo gregoriano: The sound of silence, Tears in heaven, Nothing else matters (Metallica), When a man loves a woman e outras. Vale a pena conhecê-los e visitar a página deles: Masters of Chant e Lesiëm

 

Canto Coral Gregoriano: trabalho elaborado por Pacífico Guimarães Filho com a história e a evolução do canto gregoriano.

 

El Canto Gregoriano - Introdução, história, evolução etc.

 

El Canto Gregoriano - Arquivo em Power Point

 

Formação das melodias gregorianas - Trabalho incompleto elaborado por Eurídes Rodrigues, ex-participante do Coral Gregoriano de Belo Horizonte.

 

História do Canto Gregoriano: história, características, neumas e outras informações sobre a música gregoriana na Wikipedia.

 

Revista Cantos Gregorianos - Ano 1 - nº 7 - Raízes de um canto sagrado, Mosteiro de São Bento (São Paulo) e vida monástica

 

Revista Cantos Gregorianos - Vol 2 - Reportagens com o coro dos monges beneditinos de São Paulo, Coral Gregoriano de Santos e Coral Gregoriano de Belo Horizonte.

 

Revista Cantos Gregorianos - Ano 1 - nº 4 - Conheça as 10 regras básicas para a perfeita interpretação do canto gregoriano.

 

Revista Cantos Gregorianos - Ano 2 - nº 38 - Formas do canto - entrevista com a cantora Fortuna, vida e obra de São Gregório Magno.

 

Revista Cantos Gregorianos - Cantos Gregorianos Especial 1 - Entrevista com dom João Evangelista, do Mosteiro de São Bento, história da canto gregoriano, Coral Gregoriano de Santos e vida monástica

 

Vídeo - Vídeo com a história do canto gregoriano, em espanhol

 

Você pode ouvir o canto gregoriano, inclusive o CD Rorate, do Coral Gregoriano de Belo Horizonte, e músicas sacras na Radio Set.

Partitura do Constitues, do Graduale Triplex

Partitura do Constitues, do Graduale Triplex

 

Coleção de CDs - Veja neste vídeo as capas da coleção de CDs de canto gregoriano de Altair Costa (Tachinha) um dos participantes do Coral Gregoriano de Belo Horizonte. As músicas de fundo são do CD Rorate, gravado pelo coral. A primeira capa que aparece é a do CD Puer, também, gravado pelo coral pela Anne Marie - Solitudes.

 


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